Backend vs Frontend: Como Eles São Diferentes?

O app nativo é aquele que é instalado no sistema operacional (Android ou iOS, por exemplo), integrado à memória de armazenamento, com acesso total a recursos internos. Em uma definição geral, o desenvolvimento mobile cuida da criação de produtos e aplicativos para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Como a dinâmica deles é diferente da que temos com os computadores de mesa tradicionais, é necessária https://www.folhapatoense.com/2023/12/27/bootcamp-de-programacao-sua-carreira-e-na-tecnologia-nao-na-matematica/ uma área de estudos específica, na qual muitas pessoas têm se aventurado. Trata-se de uma ótima linguagem para orientação a objetos que trouxe novas formas de programar quando surgiu e continua relevante. Hoje, é usada para diversas aplicações, inclusive, para programar a lógica da web no back-end. Já a parte do back-end é a que cuida dos bastidores, do funcionamento estrutural de uma página.

Os bancos de dados geralmente são gerenciados apenas por desenvolvedores backend. O desenvolvimento em pilha completa também lida com bancos de dados, mas um trabalhador de frontend só interage com bancos de dados para garantir que a interface do usuário produza os resultados corretos. No lado da frente das coisas, os desenvolvedores podem escolher entre frameworks e bibliotecas.

Desenvolvimento backend

Sites institucionais, por exemplo, não precisam dessa complexidade, e atendem bem o objetivo a que se destinam. O universo do back end é vasto e em constante evolução, tornando-se um campo desafiante, mas extremamente recompensador para aqueles que nele se especializam. No geral, o desenvolvedor FullStack deve conseguir trabalhar
como as linguagens HTML, CSS, JS mais uma linguagem Back-End como PHP, C# ou
até mesmo o próprio JS de novo. O PHP pode ser utilizado na sua forma pura ou através de
frameworks como o Laravel, muito solicitado pelo mercado, como vemos no Código 2.

A programação back-end se aplica a todo e qualquer produto fruto do desenvolvimento web, como softwares, sistemas operacionais, sites, aplicativos mobile, bancos de dados e jogos. Esperamos que, com este artigo, tenhas obtido uma visão clara sobre as diferenças e responsabilidades de programadores front end, back end e full stack. Em qualquer projeto web, cada um destes profissionais desempenha um papel vital, e compreender as suas funções pode ajudar-te a tomar decisões informadas no campo do desenvolvimento web.

Desenvolvimento FullStack

O importante, no final das contas, é estar segura daquilo que se quer saber e manter o foco. Em um mundo ideal, nós seríamos capazes de programar em todas as linguagens possíveis, mas, na realidade, é melhor saber fazer bem bootcamp de programação aquilo que nos propusemos do que ser uma programadora que faz tudo “mais ou menos”. Quando você digita uma URL no seu navegador e “dá enter”, ele faz uma requisição para o servidor que guarda os arquivos daquele site.

programação back end e front end